Justiça

Instalador de placa preso ao sair de Maricá; família cita inocência

Marcus Vinicius foi preso no dia 19 de dezembro de 2023

Marcus Vinicius Azeredo Sampaio, de 37 anos, é casado e pai de dois filhos
Marcus Vinicius Azeredo Sampaio, de 37 anos, é casado e pai de dois filhos |  Foto: Reprodução

Familiares de Marcus Vinicius Azeredo Sampaio, de 37 anos, tentam provar a inocência do instalador de placa solar, que foi preso quando voltava para casa, no dia 19 de dezembro de 2023, na RJ-106, em Saquarema, na Região dos Lagos. A família acredita que ele pode ter sido confundido com outra pessoa.

Nos últimos 14 dias, a polícia ainda não informou por qual tipo de crime Marcus responde. A família busca por respostas.

De acordo com a prima Danielle Ramos, Marcus trabalhou normalmente na cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, onde instalou placas solares.

No final do expediente, solicitou um veículo de transporte por aplicativo para voltar ao bairro Bacaxá, em Saquarema, onde mora com a esposa e um casal de filhos.

“O carro foi parado em uma blitz em frente a base do Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), na Serra de Mato Grosso. Os policiais levaram meu primo para a Delegacia de Saquarema, lá foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele. Ele foi preso injustamente por ser confundido com um bandido de Maricá, por conta da fisionomia  e logo transferido para Benfica. Ele não tinha antecedentes criminais", denuncia Danielle.

Preso com uniforme

Ainda de acordo com Danielle, o primo estava com o uniforme de trabalho, quando foi preso. Ela foi ao presídio, no dia 26 de dezembro, para levar roupas para ele.

Até hoje, os familiares não sabem qual é o tipo de crime que Marcus Vinícius está sendo acusado, mas garantem que ele é inocente.

“Fomos informados que o processo está sob sigilo e não sabemos até hoje do que ele está sendo acusado”, lamentou Danielle.

O que diz a PM?

Procurada, a Polícia Militar confirmou que policiais do CPRv foram acionados para uma "ocorrência de averiguação de pessoa/veículo em atitude suspeita", na RJ-106, altura do KM 45, na Serra do Mato Grosso.

De acordo com o comando da unidade, ao abordar Marcus Vinicius, que era o passageiro, foi feita consulta no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi constatado um mandado de prisão contra ele.

"Feito a revista no veículo e nenhuma irregularidade foi encontrada. O Marcus Vinícius foi levado para a 124ª DP (Saquarema), onde permaneceu preso", disse a PM.

O que diz a Polícia Civil?

A Polícia Civil, questionada, ainda não informou detalhes sobre a investigação.

O que diz a Justiça?

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro disse, apenas, que no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões havia um mandado de prisão temporária no nome de Marcus Vinicius, expedido pela Vara Criminal de Maricá, no dia 14 de julho de 2023, pelo magistrado Felipe Carvalho Gonçalves da Silva. No entanto, não informou qual tipo de crime Marcus responde ou se tem previsão para ser liberado.

< Passagem de trem fica mais barata a partir desta terça, no Rio População mundial cresce 75 milhões em 2023; veja números <